A Secretaria Municipal de Educação de Nova Guataporanga suspendeu as aulas da rede municipal de ensino na terça-feira, 14. Os alunos da creche Criança Feliz, da Escola Municipal Criança Esperança e do Projeto Recriarte só retornarão suas atividades na segunda-feira, 20. O motivo para a suspensão das aulas, segundo a secretária municipal de Educação, Dejanira Rosa Augusto, foi a confirmação de um caso de meningite viral no município.
O pequeno J.M.G.S., de apenas 1 ano e 6 meses, foi diagnosticado na Santa Casa de Dracena, com a doença na segunda-feira, 13. Ele foi transferido para o Hospital Regional de Presidente Prudente onde será feito o tratamento.
Conforme informou Dejanira Augusto, a decisão de suspender as aulas foi tomada por precaução, uma vez que houve a confirmação de um caso de doença grave, que pode ser transmitida de uma pessoa para outra, em um aluno que frequentava a creche municipal.
Segundo a secretária municipal de Saúde Fernanda Borssank Paschoareli Fonseca, a população precisa atentar sobre as diferenças entre a meningite viral e a bacteriana. “A meningite viral é menos agressiva, mas é contagiosa”, explica. Disse também que os funcionários da Saúde entraram em ação a partir do momento que chegou a notícia de que havia um caso de meningite viral no município. “Já estamos tomando todas as providências. Reunimos com a secretária de Educação [Dejanira Rosa Augusto] e com os funcionários da escola municipal e creche”, afirmou.
Fernanda Fonseca explicou que uma das medidas de prevenção foi o bloqueio de quarteirões nas proximidades da residência onde mora o menino diagnosticado com meningite viral, bem como a vistoria nas casas para checar se a carteira de vacinação dos moradores está em dia. “Os munícipes também foram orientadores sobre os procedimentos que devem ser seguidos nesse caso e as medidas de prevenção”, explicou.
A empresa A.F.B.B. Dedetização de Dracena, que havia feito os serviços de desinsetização e dedetização nas unidades escolares de Nova Guataporanga durante o recesso escolar foi acionada para realizar os serviços novamente na creche, escola municipal e também na região onde apareceu a doença.
“O termo meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro. A meningite é causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e agentes não infecciosos”, explicou Fernanda Fonseca. E concluiu: “As manifestações clínicas são: febre, cefaleia intensa, náusea, vômito, rigidez na nuca, prostração e confusão mental. O paciente pode apresentar também convulsões, paralisias, tremores, transtornos pipilares”.