O carnaval começou oficialmente sexta-feira, 24, e prossegue até a terça-feira , 28. É nesse período que a procura por transfusões em pacientes que necessitam da bolsa de sangue é maior e o número de doadores diminui em comparação ao ano todo.
Em Dracena, de acordo com a enfermeira do Banco de Sangue da Santa Casa local, Maria Inês Cremon Miguel, desde o início da semana, na segunda-feira, 20, até sexta-feira, 24, 65 pessoas compareceram, sendo que 58 puderam doar e os outros 7 não realizaram a doação, devido ao impedimento temporário.
De acordo com a enfermeira, no ultimo mês e agora de fevereiro teve um média de 235 a 240 transfusões de sangue, mas segundo ela, o estoque de sangue no banco hoje é de 101 bolsas. “É pouco, o ideal seria o dobro para atender toda a demanda.”
Segundo Maria Inês, ao mês durante todo o ano é feito em média cerca de 250 a 280 transfusões de sangue aos pacientes, no qual o Banco de Sangue da Santa Casa atende Santas Casas de Panorama, Tupi Paulista e Junqueirópolis, além do Ambulatório Médico de Dracena (AME) e dos postos de saúde do município.
Segundo ela, a pessoa que deseja realizar o ato da doação de sangue basta comparecer ao Banco de Sangue da Santa Casa de Dracena e levar em mãos, qualquer documento com foto e estar bem de saúde.
Ainda segundo a enfermeira, ressalta a importância do compartilhamento de experiências das pessoas que já realizaram a doação de sangue, com a família e amigos, devido à baixa procura por doadores.
Serviço
Interessado que deseja realizar doação de sangue, o Banco de Sangue de Dracena está localizado ao lado da capela da Santa Casa, na rua São Paulo, no horário de atendimento das 8h às 11h.