O município de Ouro Verde dá início hoje, 8, ao mutirão contra arborivores, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. O trabalho será desenvolvido até o próximo dia 17, sexta-feira.
O objetivo é promover uma grande limpeza na cidade com a união da Educação e Saúde municipais. O diretor de Educação, Esporte e Cultura, Rodrigo Barbosa da Cruz informou ontem, que participarão os agentes comunitários da Saúde e os alunos das escolas a Municipal Nelson de Paula e a Estadual Ferdinando Ienny. Os alunos viverão a experiência de serem agentes por um dia.
Rodrigo Barbosa disse que serão percorridos todos os bairros da cidade, com as equipes fazendo a limpeza dos quintais e demais locais que apresentam pontos propícios de procriação do mosquito Aedes aegypti.
Os alunos farão a parte de conscientização da comunidade. Os trabalhos serão iniciados às 8h e percorrerão até as 10h.
No sábado, 11, haverá um mutirão geral saindo do Sindicato dos Servidores Municipais a partir das 8h, com caminhão e trator fazendo os recolhimentos necessários.
“A Secretaria de Estado da Saúde alerta os municípios neste início de ano para ficarem atentos quanto ao risco de epidemia do mosquito Aedes, por isso, precisamos desenvolver ações como estas”.
O diretor afirmou que até o momento não houve nenhum registro de doenças causadas pelo Aedes aegypti tão pouco leishmaniose, mas é alta a incidência de focos do mosquito (Aedes).