O Conselho Estadual de Educação (CEE/SP) autorizou o funcionamento do curso de Medicina da Unifadra/Fundec durante plenária em São Paulo, na quarta-feira que passou. O vestibular ocorrerá no dia 26 de março para a seleção dos alunos da primeira turma de Medicina de Dracena e será feito pela Vunesp. As inscrições podem começaram na sexta-feira que passou e seguirão até o dia 13 de março.
A aprovação ocorreu por unanimidade e foi a última fase deste processo que durou cerca de três anos.
Edson Kai, diretor executivo da Fundec, diz que o momento é histórico para Dracena, região, e especialmente para a Fundec. No próximo dia 2, a Fundec fará a inauguração da ala de Medicina que levará o nome do saudoso professor Wander Dorival Ramos, no prédio da instituição.
Nesta semana que passou, o diretor Edson Kai concedeu entrevista ao Jornal Regional sobre a significativa conquista para a cidade.

Jornal Regional: Diretor Edson Kai como se deu o trabalho de obtenção do curso de Medicina para a Fundec?
Edson Kai: Com a necessidade de formação de mais profissionais médicos no País, e com a expectativa do Conselho Estadual de Educação de São Paulo em apoiar as Instituições Municipais de Ensino Superior na criação de novos Cursos de Medicina de qualidade, a Fundec, por meio de sua unidade mantida Unifadra, vislumbrou essa grande e única oportunidade de abraçar essa causa.
Então, há cerca de três anos, depois de passar pelas aprovações da Diretoria Executiva e Conselho de Curadores, a instituição iniciou o desenvolvimento do projeto que contou inicialmente com os apoios da Prefeitura, Câmara Municipal e Santa Casa de Dracena, e do deputado Mauro Bragato. Em razão da importância, amplitude e complexidade desse projeto, houve a necessidade de se buscar um apoio mais amplo e regional, integrando conosco as prefeituras de Irapuru a Panorama na Nova Alta Paulista, prefeituras de Presidente Venceslau e Presidente Epitácio na Sorocabana e Andradina na Noroeste e suas respectivas Câmaras Municipais, além das Santas Casas dessas cidades. Tivemos também as adesões importantes dos Consórcios Municipais de Saúde e Associações de Municípios, além de órgãos de representatividade de toda a região.

Jornal Regional: Como será o curso oferecido pela Fundec? E sobre a infraestrutura de ponta adquirida, corpo técnico desde professores até a direção?
Edson Kai: O Curso de Medicina da Unifadra/Fundec adotará uma metodologia inovadora, dentro do processo de aprendizagem ativa denominada PBL (ProblemBased Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas).
Para fazer frente a essa metodologia, a instituição fez investimentos em infraestrutura de altíssima tecnologia, desde bibliotecas digitais eletrônicas que poderão ser acessadas a distância, a equipamentos de simulação realística de última geração, utilizados nas melhores faculdades de medicina do mundo, uma vez que esses equipamentos são em sua maioria vinda do exterior.
O corpo técnico, professores, coordenação e direção da faculdade estão sendo capacitados há cerca de 6 meses nessa nova metodologia, pois a sua concepção é inovadora no ensino da medicina moderna.

Jornal Regional: Tem notícia de quantas cidades no mesmo período em que a Fundec obteve a novidade também tiveram o mérito, no estado de São Paulo, por exemplo?
Edson Kai: Várias instituições no interior do Estado foram contempladas com novos Cursos de Medicina, dentre elas, a Universidade de São Caetano do Sul, Unifae de São João da Boa Vista, Unifacef de Franca, Fema de Assis e Unifai de Adamantina. Todas elas vinculadas ao Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Jornal Regional: Futuramente quais são os planos da Fundec com a instalação do curso?
Edson Kai: A Fundec, rumo aos 50 anos de sua fundação, tem vários planos para as suas unidades escolares mantidas, e uma de suas prioridades será a transformação da Faculdade em Centro Universitário, no intuito de buscar mais autonomia, e também, de ampliar o campo de pesquisa.

Jornal Regional: Para a cidade, qual a visão do senhor como diretor executivo da Fundec, com o início das atividades do curso?
Edson Kai: Sempre tivemos a certeza de que esse novo Curso de Medicina trará desenvolvimento e novas oportunidades para Dracena e região, tal como tem acontecido em diversas cidades do país. A demanda para esse curso ainda será muito grande nos próximos anos, e em função disso, deverá despertar o interesse de muitos jovens e adultos vindos de todas as partes do Brasil. Desta forma, Dracena e região ganham um novo status que, certamente, motivará novos investimentos, beneficiando a todos.