Integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) invadiram uma propriedade rural cuja área tem 200 alqueires, localizada na rodovia Byron de Azevedo Nogueira, km 4, em Dracena, no último sábado. A ocorrência foi comunicada à Polícia Civil à 1h58 pela Polícia Militar.
Segundo a PM, cerca de 20 pessoas estavam no local com cinco barracas e seis veículos. A PM informou também que não foi observado armas no local e a sede da fazenda não foi invadida.
O representante do movimento, João Roberto Bueno, relatou à Polícia que apenas desejava o termo de reintegração de posse para que possam sair como chegaram, pacificamente. Que necessitava de tal documento para encaminhá-lo ao Incra.
O proprietário da fazenda foi representado pelo advogado na delegacia de polícia. Ontem, 20, a reportagem entrou em contato com a Polícia Militar para saber se o grupo ainda estava no local, porém não havia informação sobre a questão assim como na Polícia Civil.
A invasão faz parte de uma mobilização de invasões de fazendas chamada de “Carnaval Vermelho”, na região de Presidente Prudente, com a participação de cerca de 700 sem-terra. O grupo anunciou a ocupação dez propriedades rurais nas cidades de Dracena, Junqueirópolis, Marabá Paulista, Ouro Verde, Paulicéia, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio.
De acordo com João Roberto Bueno, um dos coordenadores da FNL na região de Presidente Prudente, o grupo reivindica pacificamente a destinação de áreas para a reforma agrária.