O horário brasileiro de verão terminará a zero hora de amanhã, 19. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora em todos os estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
De acordo com o secretário de Energia Elétrica, Fábio Alves, a mudança tem como objetivo principal a redução no consumo de energia elétrica no horário de pico, entre 18h e 21h.
“O verão é o período que naturalmente demora a anoitecer, o dia é maior. Ou seja, com o horário de verão, é possível aproveitar a luz natural para gerar um melhor aproveitamento da energia”, explica.
A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931 e o período de vigência da mudança está determinado no decreto n.º 6.558 de 2008. “O decreto estabelece o terceiro domingo do mês de outubro como o início do horário de verão e o término no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. A exceção é quando o terceiro domingo de fevereiro seja domingo de carnaval. Neste caso, o horário de verão se encerrará no domingo seguinte”, informa o secretário.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO / Ministério de Minas e Energia