Os Lions Clubes Junqueirópolis Cidade Verde e Irapuru Caçula, solicitaram durante reunião distrital em Tupi Paulista nos últimos dias 11 e 12, à Fundação Internacional Lions Clube (LCIF), a verba no valor de US$ 40,948 para equipar o Serviço de Radiologia da Santa Casa de Junqueirópolis visando aperfeiçoar a qualidade na assistência prestada.
A moção aprovada na reunião distrital é assinada pelos presidentes dos Lions Clube de Junqueirópolis, Reginaldo Márcio Alves e de Irapuru, José Costa. O objetivo do pedido, conforme informam os Lions é realizar os procedimentos de média complexidade em radiologia médica, atendendo a demanda pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e disponibilizar serviços de diagnóstico em radiologia em quantidade, qualidade e segurança de procedimentos.
“Que garantam uma assistência eficiente aos pacientes mais carentes da rede pública de saúde, atendidos pelo Hospital”, diz a moção, justificando que a Santa Casa conta atualmente com um sistema de revelação de exames radiológicos com o uso de produtos químicos.
“Além de o equipamento estar com sua vida útil em vias de tornar-se obsoleto, necessitando de manutenções corretivas constantes, o que tem encarecido o custo do serviço e ainda não proporcionar a qualidade necessária ao bom diagnóstico médico”, acrescentam.
A instalação do equipamento, conforme justificam os Lions no pedido, vai melhorar a qualidade da imagem eliminando possíveis manchas e outros problemas que podem dificultar a leitura dos exames e possibilitará agilidade nos resultados com ganho de tempo, imprescindível para começo de um tratamento adequado das patologias diagnosticadas.
Ressaltam também que os pacientes atendidos pelo hospital são em sua maioria (95%) é oriunda do SUS e a santa casa é referência regional aos municípios de Irapuru, Flora Rica e eventualmente, outros municípios da região.
O aparelho solicitado é para digitalização de imagem e impressão, substituindo o material defasado e químico, utilizado na revelação do raio-x. A mesa continuará, mas o restante será material ecologicamente correto e com maior precisão de diagnóstico.