Embora muitos não façam abertamente esta pergunta, lá no fundo do coração possuem este questionamento. Muitos, até por causa dos falsos pregadores que fazem do culto um grande negócio, aproximam-se de Deus (ou pelo menos pensam que estão próximos de Deus) para obter alguma vantagem. Não são convencidos e constrangidos pelo amor, mas impulsionados pela dor. São presas fáceis de falsos profetas que prometem muita coisa que Deus não prometeu. Falam o que as pessoas querem ouvir e não a Palavra de Deus que ensina o que precisam ouvir. Promessas de prosperidade financeira, cura, resolução de problemas sem o menor esforço, são armadilhas para atraírem pessoas aflitas, que já tentaram todos os recursos, mas não alcançaram êxito.
Não estou duvidando do poder de Deus para prover e resolver qualquer problema, pois creio, pelas Sagradas Escrituras, na Sua onipotência. Mas não posso fechar os olhos para o que estão fazendo com a pregação do Evangelho. As pessoas não são convidadas a se comprometer com Deus, mas a usá-lo quando necessário. É mais fácil anunciar um Deus que resolve todas as mazelas do ser humano, mas sem informar que o Eterno espera de nós um relacionamento de amor, uma relação de Pai e filho com Ele.
Tenha cuidado com o “evangelho” das facilidades, das promessas de milagres a toda hora, pregado por pessoas mal-intencionadas que usam a Bíblia de forma distorcida com o único objetivo explorá-lo, de levar alguma vantagem. Não seja enganado! O verdadeiro Evangelho, a boa notícia, é que Jesus Cristo morreu por você e espera que você corresponda ao Seu amor revelado na cruz. Ele diz que devemos nos arrepender dos nossos pecados nos entregarmos totalmente a Ele, procurando fazer a Sua vontade, dando a prioridade às coisas do Seu Reino, pois as demais coisas Ele acrescenta. Termino com o texto de Mateus 16.24 e 25 (BLH), quando Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira”.

*Pastor e missionário presbiteriano