Somente poderá dizer que está com Deus quem procura esforçar-se para obedecê-Lo. Em João 15.10 o Senhor Jesus Cristo diz: “Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em Seu amor permaneço”.
Até que ponto realmente queremos a amizade e o amor de Jesus? Amizade verdadeira é uma via de mão dupla, não visa interesse, não é egoísta. É muito fácil querermos a amizade do Senhor quando precisamos que Ele faça algo por nós. Jesus Cristo ainda nos diz: “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno” (João 15.14). Para ser verdadeiro amigo de Jesus você deve estar sob a autoridade Dele!
Talvez você pode estar fazendo a seguinte pergunta aí no teu coração: “como Jesus diz que me ama se exige de mim a obediência? Como alguém pode me amar e mandar em mim? Para resolver esta questão, basta nos lembrarmos que, pelo fato do Senhor nos amar, Ele não deixa de ser Deus. Ao mesmo tempo que Deus é amor, Ele é e sempre será Senhor! O Eterno criou todo o universo e tudo o que nele contém e ama a Sua criação. Ele tem toda a autoridade sobre o cosmos! Deus tem todo o poder e também é amor! Uma coisa não exclui a outra e ambas fazem parte do ser de Deus.
Sei que parece estranho tudo isso. É por este motivo que o Senhor Jesus Cristo convida os Seus autênticos seguidores a pensar e viver como Ele, e não segundo os padrões distorcidos do mundo. O poder e o amor são atributos de Deus e nós é que devemos nos adaptar a esta verdade incontestável, ainda que não possamos compreendê-la.
Quem não obedece ao Senhor é filho rebelde, mostrando com esta atitude que não aceita o Seu amor. Deus quer estar próximo de nós, e está constantemente oferecendo o Seu amor, mas jamais nos obrigará a nada. Portanto, para desfrutarmos do amor de Deus devemos estar com Ele. Peça ao Senhor que o ajude a entender o Seu poder e o Seu amor e também aprender a confiar Nele com a disposição de obedecê-Lo.
*Pastor presbiteriano