O 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior comemorou ontem, 8, 38 anos de criação e, para tanto, realizou uma solenidade cívico-militar denominada ‘Sonhos’, pela manhã no auditório Prof°. Geraldo Mariano na Fundec, com a participação pública.
Houve a entrega de láureas de mérito pessoal e homenagens aos policiais militares que se destacaram no cumprimento do dever no transcorrer do último ano e como ‘Policial do Mês’, bem como homenagens as mulheres que se fizeram presentes na solenidade pelo Dia Internacional da Mulher.
O evento contou com a presença de autoridades locais, regionais e dos comandantes das unidades da região do CPI-8. Fizeram o uso da palavra ao final do evento o comandante do CPI-8 coronel PM Francisco Batista Leopoldo Júnior, mais alta autoridade militar do evento e o prefeito de Dracena, Juliano Brito Bertolini.
A Banda Regimental da Polícia Militar se fez presente com momentos de emoção sob o comando do subtenente PM Leandro Esteves e as músicas ‘Os sonhos de Deus’ e ‘Teus sonhos’ foram interpretadas por policiais da 4ª Cia PM – Tupi Paulista (2º sargento PM Barbosa, 2º sargento PM Herrera, cabo PM Roselaine, cabo PM Abreu e o soldado Rocha) contando com a presença da jovem Ane Caroline, que emocionou a todos.
O 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior foi criado por força do Decreto nº 13.167, de 23 de janeiro de 1979, e oficialmente instalado em 8 de março de 1979, em Dracena.
Desde então, o Batalhão passou a responder pela segurança e tranquilidade públicas da região da Nova Alta Paulista, com abrangência de 22 municípios – de Osvaldo Cruz a Panorama – onde estão instaladas as quatro companhias operacionais de policiamento, sediadas respectivamente em Dracena, Adamantina, Osvaldo Cruz e Tupi Paulista e por meio das quais o Batalhão gerencia o Radiopatrulhamento urbano e rural, o Policiamento Escolar, o Policiamento Integrado, o Policiamento Comunitário, as Rondas com Apoio de Motocicletas e Força Tática, incluindo o Policiamento com Cães.
Desenvolve ainda programas sociais de grande relevância como o: PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) – que atende crianças e adolescentes das redes públicas e privadas do Ensino Fundamental; Projeto Renascer – desenvolvido na cidade de Salmourão, visando desenvolver o civismo e a consciência ambiental além de treinamentos de futebol; Escolinha de Ciclismo Mirim Califórnia – desenvolvida na cidade de Osvaldo Cruz, em parceria com o Rotary Clube Califórnia, onde são desenvolvidas palestras de conscientização sobre o trânsito e cujo caráter educacional visa a formação do futuro motorista e usuário das vias públicas.
São 38 anos de relevantes serviços atendendo a uma população aproximada de 270.000 mil pessoas e os 18.000 mil reeducandos, que cumprem suas penas na área do Batalhão. A extensão territorial é de 610.273 Km2, delimitada pelos rios Aguapeí, do Peixe e Paraná, na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul.