A liderança da mulher vem ganhando espaço e se destacando diante dos desafios do século XXI.
Muitos são os desafios que estamos enfrentando, muitas são as mudanças que viveremos no próximo milênio, estamos diante de um turbilhão de informações e transformações, mudanças no campo social, político, econômico, organizacional, tecnológico, ecológico e até na valorização do homem.
O capital intelectual tem sido a marca da época da informação onde se compõe da educação formal, executiva e de caráter, a maneira como se apresenta no homem e na mulher possuem aspectos curiosos.
As mulheres estão cada vez mais em busca de informação na educação formal, aprimorando-se constantemente, valoriza a educação de caráter onde é julgada pelos homens por estabelecer padrões de conduta e se perde na educação executiva na sua emoção.
Os líderes que estão se preparando para o terceiro milênio serão os que hoje estão buscando construir “sua liderança”, seu jeito de ser, sua marca, suas grandezas individuais na busca do“ser”, que serão reconhecidos pela sua identidade retratada pela vivência dos seus valores, da sua missão, da sua disciplina e consciência. As mulheres conseguem viver o hoje e ter uma visão de futuro mais longa, capaz de imaginar o futuro e até sonhar com ele, enquanto o homem é mais racional.
As competências para o trabalhador do conhecimento exigirão ainda mais liderança, habilidade na administração de conflitos, humildade, criatividade, paixão pelo trabalho, resiliência, idiomas, empreendedorismo, ética trabalho em equipe, o que não faltam nas mulheres o que precisa é de posicionamento, que ela ocupe espaço, se sinta competente, fale o pensa, expresse suas opiniões, acredite nas suas forças. O universo ainda é “machista” para muitos cargos, as mulheres ainda ganham menos que os homens, ocupam posições hierárquicas superiores ainda em menor quantidade porque é complacente demais, falta postura e coragem para defender seus ideais, capacidade não lhes falta.
A mulher é multitarefa, ainda sucumbida pelas tarefas que “dizem” ser dela, e ela aceita, tem que negociar pois hoje na grande maioria sua contribuição financeira é necessária para a economia do lar, então tem que aprender a dividir os afazeres da casa, filhos x receita.
Porque dividem contas e não dividem responsabilidades com os homens? De novo, ocupação de espaço, que não ocupam, aceitam, entram no estado de conformismo e não conseguem fazer tudo como gostariam.
A mulher tem uma capacidade de amar gigantesca, de negociar, de influenciar, de se comunicar. A mulher precisa usar tudo isto quando é para si mesma, aprender não abrir mão dos seus sonhos para prover os da família, marido, equipe e novamente se afastar do seu posicionamento.
Se você deseja ter um resultado diferente, promova primeiro em você a mudança que você quer enxergar no mundo.

*Gestora de Carreiras