O eleitor de Junqueirópolis, tem até março de 2018 para fazer o seu cadastramento biométrico no Cartório Eleitoral do município. A medida obrigatória pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inclui 79 municípios do Estado de São Paulo.
Um dos motivos para o cadastro eleitoral biométrico ser obrigatória em Junqueirópolis, até o mês de março, segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Alex Pitta Fernandes, é o baixo comparecimento dos eleitores do município para fazer a biometria.
“Só havia 10% dos eleitores do município cadastrados”, informa Fernandes. Ele explica que o município possui aproximadamente 14 mil eleitores e o número dos registros biométricos não chegava a dois mil nos até os últimos dias.
TÍTULO CANCELADO- O chefe do Cartório alerta ainda ao eleitor que não cumprir o prazo, terá o título cancelado e mesmo que depois regularize sua situação não poderá votar nas eleições de 2018.
Fernandes informou ainda que não recebeu nenhum comunicado do TRE, sobre a eleição em Junqueirópolis em 2018 ser por urnas biométricas, que identificam o eleitor pela impressão digital. Para fazer o cadastramento, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso possua, e comprovante de residência que tenha no máximo três meses de emissão.
Ele orienta ao eleitor para fazer o agendamento no Cartório, pelo site do TRE. Quem não marcar com antecedência também será atendido, mas aquele que agendar terá prioridade. Além de Junqueirópolis, na região, o cadastramento biométrico até o mês de março de 2018, é obrigatório nas cidades de Lucélia, Pracinha e Inúbia Paulista.
SERVIÇO- O horário de atendimento ao público no Cartório Eleitoral, que funciona no prédio do Fórum, é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.
NOTA DO TRE – “A partir de 13 de março de 2017, eleitores de79 municípios paulistas deverão se apresentar à Justiça Eleitoral para a revisão obrigatória do eleitorado, que tem como objetivo a coleta de dados biométricos com a atualização do cadastro eleitoral. O não comparecimento à revisão levará ao cancelamento do título de eleitor, que ficará impedido de praticar certos atos da vida civil, como obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública e obter empréstimo em bancos oficiais.
Até o momento, mais de 6,5 milhões de paulistas possuem a identificação biométrica e eleitores de 15 municípios já são identificados pelas digitais nas eleições”.
SERVIÇO- O horário de atendimento ao público no Cartório Eleitoral de Junqueirópolis, que funciona no prédio do Fórum, é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.