A Caixa Econômica Federal (CEF) de Dracena venceu licitação para receber os tributos municipais – Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN ou simplesmente ISS) e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
A assessoria de imprensa da Prefeitura informa que: “Com a nova licitação vencida pela Caixa Econômica Federal, somente o próprio banco, casas lotéricas e correspondentes bancários da Caixa podem receber os impostos. Dessa forma, o Santander instalado no Paço (ou qualquer outro banco) não recebe mais o IPTU, por exemplo. A agência do Santander continua funcionando normalmente, só não recebe os tributos municipais. Todas as contas-salário continuam vinculadas a esse banco”, informou a assessoria de comunicação.
A Prefeitura de Dracena prorrogou o prazo do pagamento do IPTU até o dia 31 de março, final deste mês, tanto para aqueles que optaram pela quitação à vista com desconte de 10% cota única ou da primeira parcela. O vencimento anterior estava programado para a última quarta-feira, dia 15.
A medida, semelhante a que foi tomada em 2016, se justifica por problemas técnicos no sistema de informática e pelo atraso por parte dos Correios na entrega dos carnês nos distritos de Jamaica e Jaciporã. Soma-se a isso a grande movimentação na Caixa Econômica Federal, lotéricas e correspondentes bancários em virtude da liberação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) dos trabalhadores inativos.