O prefeito de Dracena, Juliano Brito Bertolini, esteve nessa segunda-feira, 6, em Marília, onde participou do processo de renovação dos membros que irão compor o plenário durante o biênio 2017/2018, no Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP).
Na ocasião, o município ganhou a titularidade, junto com outros seis membros, da Câmara Técnica de Planejamento e Avaliação e ainda foi escolhido como um dos suplentes do plenário, composto por 14 entidades. A conquista tem grande representatividade para as causas ambientais, tanto da cidade quanto das cidades vizinhas, que inclusive foram parceiras de Dracena nas respectivas indicações.
“É uma conquista importante para Dracena e região, já que municípios vizinhos, como Junqueirópolis e Tupi Paulista também integram o comitê. Vamos juntos lutar por recursos que possam beneficiar todas as cidades engajadas nesse propósito”, avaliou Juliano, que tomará posse no dia 28 de março.
O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe foi criado em 1995 e atualmente é composto por cerca de 90 municípios. Conforme seu estatuto, o objetivo é gerenciar os recursos hídricos, visando à recuperação, preservação e conservação.
Os Comitês de Bacias Hidrográficas fazem parte do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH) e somam 21 grupos no Estado de São Paulo. Esses Comitês são órgãos colegiados, consultivos e deliberativos, de nível estratégico, com atuação descentralizada nas unidades hidrográficas estabelecidas pelo Plano Estadual de Recursos Hídricos, sendo que o CBH-AP tem como área de atuação as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio Aguapeí (UGRHI-20) e do Rio do Peixe (UGRHI-21).
Enquanto órgão colegiado, o CBH-AP possui 42 representantes Titulares e 42 representantes Suplentes que compõem o Plenário do Comitê. Essa composição é dividida paritariamente entre três segmentos (14 membros por segmento), sendo que a escolha das entidades que integram o Comitê é realizada a cada dois anos, composto por membros do Segmento Estado, do Município e da Sociedade Civil Organizada.