No início da tarde de ontem, 20, a secretária de Saúde, Lígia Sinatura, a subchefe de notificação de doenças da Vigilância Epidemiológica de Dracena, Roseli Cristiane da Silva e o médico infectologista Ivan Marinho estiveram reunidos na Sala do Cidadão, no Paço Municipal, em entrevista coletiva para a imprensa local, para esclarecer os questionamentos sobre a repercussão de mais um caso de meningite constatado em uma Unidade de Ensino Infantil na cidade.
O caso trata-se de meningite viral em uma menina de um ano e nove meses de idade da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cantiga de Ninar, localizada no bairro Emílio Zanata, onde neste mesmo ano, em janeiro, dois casos de meningite viral já haviam sido confirmados na unidade.
De acordo com a Secretaria de Saúde, Lígia Sinatura, por volta das 17h da última sexta-feira, chegou a informação de mais um caso suspeito de meningite viral, em que a criança havia sido transferida para o Hospital Regional de Presidente Prudente.
Segundo ela, a criança passou por um processo de exame de coleta do líquor que é produzido no cérebro e aloja-se pelo espaço entre a superfície do cérebro e o crânio, para verificar se havia ou não, alguma doença infecciosa causada por uma bactéria.
Ainda segundo Lígia Sinatura, a Secretaria de Saúde recebeu a informação oficial do Hospital Regional de Presidente Prudente, que não foi constatado meningite bacteriana e sim viral, e que juntamente com a Vigilância Epidemiológica está em contato constante com o departamento responsável do HR, sobre o estado clínico da criança.
Conforme a secretária da pasta, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cantiga de Ninar, passou pelo processo de desinfecção como estabelece o manual do Ministério da Saúde, assim como, em outras unidades de ensino infantil da cidade, onde foram confirmados outros casos de meningite viral, no começo do ano.
Ainda conforme ela, não houve descaso, e que a Secretaria de Saúde juntamente com a Vigilância Epidemiológica de Dracena está vigilante e tomando medidas.
O médico infectologista Ivan Marinho, também fez o uso da palavra durante a entrevista, para explicar a diferença da meningite bacteriana e viral.
Em nota enviada no final da tarde para o Jornal Regional, a Prefeitura informa ainda que as aulas da EMEI Cantiga de Ninar continuarão suspensas até esta sexta-feira 24, apenas por conduta adicional ao recomendado pelo Ministério da Saúde, retomando as atividades no dia 27 de março.