Novo mês começando e a expectativa com relação ao tempo é se o calor vai minimizar, a chuva vai voltar. A reportagem do Regional falou ontem, 2, de manhã, com o diretor regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Dracena, o engenheiro agrônomo Luiz Alberto Pelozo sobre o assunto. E segundo ele, a tendência para este mês de março é de uma temperatura apesar de continuar calor, ser um pouco menos intensa que os dias de fevereiro. A chuva também deverá retornar, mesmo que seja como pancadas isoladas. No dia 20 de março, começará o outono.
No mês de fevereiro deste ano a Cati registrou apenas 43,5 milímetros de chuva, no ano que passou no mesmo mês foram 272 milímetros.
A sensação de calorão em fevereiro foi muito forte, porque foi muito pequena a quantidade de chuva.
No mês de janeiro deste ano, choveu pra valer. Foram 454 mm, sendo um dos mais chuvosos da média histórica. “Em janeiro tivemos grandes problemas como, deslocamentos em estradas rurais, as hortaliças sentiram muito e no mês de fevereiro, já não choveu e o calor foi excessivo, com isso até o momento as hortas ainda estão comprometidas”, explicou Pelozo.
PREVISÃO DO TEMPO – O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) informa que para hoje há probabilidade de chover em Dracena é de 80%. O índice UV continua extremo, por isso é importante se proteger dos raios do sol. A mínima será de 20°C e a máxima 27°C. No sábado, mínima também de 20°C e máxima de 29°C; no domingo, 20°C e 32°C, sendo nos dois dias, com probabilidade de chover de 80%.
No sábado, as pancadas de chuva serão de curta duração e poderão ser acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. No domingo, a previsão aponta para a cidade dia nublado também com pancadas de chuva.