A Vigilância Epidemiológica (VE)de Dracena, não registrou nenhum caso de dengue no município neste ano e vem intensificando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
Na região o índice de infestação de larvas do mosquito é alto e exige cuidados. De acordo com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) de Presidente Prudente, que abrange mais de 40 cidades no mês de no mês de março, o índice larvário é de 3.0, que significa estado de alerta em direção ao risco de surto da dengue.
Para conter o risco de proliferação do mosquito, a VE desenvolveu até ontem, 24, em Dracena a Semana de Mobilização contra a Dengue, com uma extensa programação de atividades para conscientizar a população.
Foram entregues panfletos informativos, palestras educativas nas escolas onde os alunos se tornaram agentes por um dia e acompanharam as agentes da VE em visitas a residências nas proximidades das escolas, alertando moradores para os perigos das doenças e como combater o Aedes..
Também foram realizadas palestras no projeto “Quero Vida”, no CSU do Bairro Metrópole, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Brasilândia, além de arrastões de limpezas em bairros da cidade.
Ontem, 24, no encerramento da Semaa, foram entregues, conforme a VE, distribuição de panfletos durante a entrega do leite do Programa Viva Leite, nos Jardins Santa Clara e Alvorada e arrastão de limpeza no bairro Tonico André.