O prefeito reeleito de Lins, Edgar de Souza, de 38 anos, do PSDB, casou-se no último sábado, 4, com o empresário Alexsandro Luciano Trindade, de 35 anos, com quem mantinha união estável há 13 anos. O tucano foi eleito em 2012 como o primeiro prefeito assumidamente homossexual do Brasil e reeleito prefeito de Lins em 2016. Souza enfrentou fortes críticas e ataques da oposição durante as campanhas.
Além da cerimônia de registro civil também houve um ato ecumênico que contou com a presença de representantes de quatro religiões: católica, evangélica, espírita e candomblé.
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), esteve em Lins no dia anterior à cerimônia para participar da reinauguração da reforma e ampliação do prédio do centro universitário Unisalesiano e aproveitou para cumprimentar os noivos.
Entre os padrinhos do casal estava o novo Coordenador de Políticas para LGBT de São Paulo, Ivan Batista, e o presidente da Diversidade Tucana, Marcos Antônio Fernandes.
Os noivos optaram por trocar os sobrenomes, ao invés de um adotar o sobrenome do outro, como normalmente acontece no casamento civil. “Nós dois assumimos um o sobrenome do outro. Agora souEdgar de Souza Trindade e o Alex é Alexsandro Luciano Trindade Souza”, explica Souza.
REPERCUSSÃO
Em 2012, a vitória de Edgar de Souza como prefeito eleito de Lins ganhou repercussão e foi manchete garrafal nos mais renomados jornais impresso e online do Brasil e até mesmo em periódicos internacionais. O motivo seria a sua sexualidade. Edgar de Souza se assumiu homossexual durante a campanha eleitoral de 2012 e foi bombardeado pela oposição, que chegou a distribuir uma foto dele e do noivo com os dizeres: “Se votar no 45, essa família vai governar a sua”. Com a notícia de que o tucano oficializaria a união gay, após ser reeleito prefeito de Lins no ano passado, a repercussão foi ainda maior. “Prefeito gay se casa com parceiro em Lins” (Folha de S. Paulo), “Prefeito de Lins oficializa união gay: ‘Nos tornamos cidadãos plenos” (G1).
Diego Augusto Valverde
De Lins para o Jornal Regional