Alunos da Escola Estadual Idene Rodrigues dos Santos em Junqueirópolis participam do curso básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio do projeto Maõs que Falam. É o Libras na escola da Família ministrado pela professora intérprete Renata Fudo com a supervisão do Vive Diretor Emerson Aquino.
A iniciativa partiu de um grupo de alunos ouvintes desejosos de se comunicar com seus colegas surdos, visando integrá-los no meio escolar e na sociedade, contando com o apoio irrestrito da direção da escola.
O resultado atual é que a libras toma conta dos corredores e salas de aula fazendo com que a prática da língua faça parte do cotidiano.
As aulas ocorrem aos sábados, e é aberta a toda a comunidade. Segundo Renata Fudo, o objetivo do curso é difundir a Libras fazendo com que a escola passe a ser bilíngüe. “Numa escola inclusiva o aluno aprende a aceitar as diferenças”. Essa atitude é o primeiro passo para construir uma sociedade mais justa. Quando aprendemos uma nova língua ganhamos novas experiências.