Com a mudança da bandeira, será cobrada taxa extra de R$ 3,00 a cada 100 quiloWatts-hora (kWh) consumidos. Para economizar na conta, é importante o consumo consciente
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou a adoção da bandeira tarifária vermelha para abril. Isso significa que, durante o mês, a cada 100 quiloWatts-hora (kWh) consumidos será cobrada taxa extra de R$ 3,00. A bandeira tarifária vermelha não vigorava há mais de um ano – desde de fevereiro de 2016.
A alteração se dá porque o custo da produção de energia no país aumentou nos últimos meses. O volume de chuvas foi abaixo do previsto, o que reduz o armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas, fazendo com que aumente a necessidade de utilização de energia mais cara, gerada por termelétricas.
De acordo com a Aneel, esse acréscimo nas contas de luz sinaliza o custo real da geração de energia aos consumidores, incentivando-os ao consumo consciente.
Confira algumas dicas da Elektro para economizar energia: não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado e mantenha os filtros limpos; não deixe a porta da geladeira aberta mais tempo que o necessário e verifique se a borracha está em boas condições; Prefira sempre a iluminação natural e troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Quando possível, opte pelas de LED e limpe-as regularmente. Lâmpadas sujas iluminam menos; ao sair, apague a luz; ligue máquinas de lavar louça e roupa apenas quando estiverem cheias; se possível, use chuveiro elétrico na posição verão ou morno e evite banhos demorados, junte roupas para passar de uma só vez.