A Feira da Saúde, realizada na quarta-feira, 5, em Junqueirópolis, atendeu centenas de pessoas em diversos serviços, verificação de pressão arterial, testes de HIV, orientações de saúde bucal, orientações de prevenção à dengue, bichos peçonhentos, entre outros.
O diretor municipal de Saúde, Adílio Bortolatto, informou que neste ano, nenhum caso de dengue ou meningite fora registrados no município, mas ressaltou a importância da prevenção e conscientização da população.
Também foram apresentados trabalhos artesanais produzidos pelos freqüentadores do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS).
VE-A Vigilância Epidemiológica (VE) e Sanitária (Visa) expôs o ciclo de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, desde as larvas até o mosquito adulto e também o habitat dos escorpiões com dois destes aracnídeos venenosos capturados.
Também foram expostos espécimes do mosquito palha, transmissor da leishmaniose e do mosquito barbeiro, transmissor da doença de chagas, que de acordo com a coordenadora da VE, Gláucia Damasceno Clemente, tem sido registradas ocorrências do inseto no município. O “mosquitão” da dengue,reforçou a mensagem do combate ao Aedes aegypti.
A dona de casa, Áurea Maria da Silva, que passava pelos atendimentos, falou dos benefícios da Feira de Saúde. “Já fazem todos os exames, muitas vezes não temos como ir ao médico, no Centro de Saúde e aqui os atendimentos são todos na hora”, afirmou.