nhecida pelo turismo religioso, a cidade de Santo Expedito espera receber aproximadamente 50 mil pessoas durante as festividades alusivas ao dia do santo que dá nome ao município, celebrado nesta quarta-feira (19). O número equivale a mais de 16 vezes a população da cidade, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), gira em torno de três mil habitantes, no Oeste Paulista.
Diversas celebrações, shows e uma praça de alimentação serão disponibilizados ao público. Também faz parte da programação a 20ª Romaria de Cavaleiros, que contará com cerca de mil amazonas e cavaleiros.
As celebrações serão campais na praça da Igreja Matriz da cidade. O padre da Paróquia de Santo Expedito, Umberto Laércio Bastos de Souza, informou ao G1 que a parte estrutural para a programação já está pronta, como as barracas e a praça de alimentação. Os serviços que estiverem no entorno do templo religioso destinarão o dinheiro às obras de construção do Santuário de Santo Expedito. “Já estamos na fase de cobertura e a previsão de inauguração é para 2019”, disse.
“Além das celebrações religiosas, o ponto alto é a cavalgada”, destacou ao G1 o padre. “É prevista a participação de mais de mil amazonas e cavaleiros. Eles saem de um sítio a uns dois quilômetros de Santo Expedito e seguem para a praça da Matriz”, explicou ainda. Além disso, o pároco salientou que aguarda 50 mil pessoas durante toda a festividade, que vai de 19 a 23 de abril.
O dia 19 de abril é dedicado a Santo Expedito e, conforme relatou o padre ao G1, desde o ano 2000 há a peregrinação na cidade, devido ao nome, e existe todo um trabalho dedicado à data. O cidadão da Armênia tornou-se santo porque foi um mártir educado pelo Evangelho e determinado às causas justas e urgentes. “Fazemos o convite para devotos ou não do santo, àqueles que são religiosos, para visitarem a cidade e também o santuário [em construção]”, declarou.
Programação
Na quarta-feira (19):
- 10h – Missa campal em ação de graças ao aniversário de 59 anos no município
- 11h30 – Cavalgada – 20ª Romaria de Cavaleiros
- 14h – Show com Osmar Veronezi
- 15h – Missa campal em louvor a Santo Expedito
- 18h – Show com Frei Zeca
- 19h30 – Santa Missa campal
Na sexta-feira (21):
- 10h – Santa Missa
- 15h – Santa Missa de encerramento das festividades
- 19h30 – Santa Missa
Segundo o padre Umberto, nos dias 22 e 23 a praça de alimentação continuará no local e também haverá missas. As celebrações serão realizadas às 10h e às 19h30.