No Livro do profeta Ezequiel encontramos o seguinte texto: “…Eu o fiz atalaia para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve a eles a minha advertência” (Ez 3.17). Atalaia é a pessoa que está encarregada de vigiar determinada área. Neste caso, é sinônimo de sentinela ou vigia. “Estar de atalaia” é uma expressão que indica o ato de estar de guarda, à espreita, vigilante e alerta a algo que possa estar para acontecer ou alguém que possa estar se aproximando. O verdadeiro atalaia consegue avistar antes que o inimigo chegue, alertando seu povo quando o inimigo se aproxima. 

Ezequiel atuou por cerca de vinte anos entre os israelitas exilados na Babilônia. Esta era considerada uma terra impura e pecaminosa pelo povo de Israel. Os israelitas acreditavam que Deus tivesse ficado lá na pátria longínqua, sem se importar mais com eles. Mas o profeta lhes apregoou que a glória de Deus não se atinha a Jerusalém, pois se estende sobre o mundo todo e quer revelar-se sobre os israelitas desterrados.
Como Deus é fiel! Ele cuida e abençoa Seu povo onde o Seu povo estiver. O Senhor sempre tem o interesse de se relacionar conosco por meio das Sagradas Escrituras, permitindo-nos enxergar uma nova realidade. Com este propósito o Senhor levantou o profeta Ezequiel como um atalaia para alertar o Seu povo que vivia em desobediência. Ezequiel pregou o juízo e também a salvação. O povo deveria arrepender-se e voltar-se para Deus.
A Palavra de Deus nos avisa quanto ao fato que Ele condena nossos pecados, nos alerta quanto ao caminho da desobediência e infidelidade, mas também nos mostra a Sua graça, apresentando a possibilidade de um novo começo, de uma nova vida, transformada pelo Senhor que tanto nos ama.
Ezequiel chama o seu povo de casa rebelde (Ez 3.27). Eu e você podemos estar na mesma condição! É necessário, portanto, permitirmos que Deus nos resgate dos nossos caminhos pecaminosos. Para tal, Ele usa Seus atalaias para anunciarem a boa nova da restauração e da reaproximação. Permitamos, pois, que o Senhor nos fale através daqueles que Ele enviou para nos trazer a boa notícia do Evangelho, que nos aponta o único e verdadeiro caminho da salvação, Jesus Cristo! Deus te abençoe!

*Pastor presbiteriano