A 3ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar de Presidente Prudente e Dracena realizaram durante a última sexta-feira, 14, das 7h às 19h, no município de Santo Expedito, a Operação Paixão de Cristo, cuja finalidade era fiscalizar 19 locais com vista à caça de passeriformes silvestre nativos e a criação irregular.
De acordo com a PM Ambiental, as ações da Operação Paixão de Cristo envolveram 10 viaturas da Patrulha Comunitária Rural, 23 policiais militares ambientais de Dracena e Presidente Prudente, no qual resultaram nas apreensões de aves passeriformes e uma carabina calibre 22 e munições intactas.
Conforme a Corporação, além da carabina calibre 22 e munições foram apreendidas, 30 passeriformes, das espécies: 5 canários da terra verdadeiro (Sicalis flaveola), 7 pássaro preto (Gnorimopsar chopi), 2 bigodinho (Sporophila lineola), 1 sabiá poca (Turdus amaurocchalinus), 6 coleirinho papa capim (Sporophila caerulescens), 8 trica ferro (Saltator maximus), 1 coleirinho baiano (Sporophila nigricollis), 1 papagaio verdadeiro (Amazona aestiva).
Ainda segundo Ambiental, além das apreensões, foi aplicada uma advertência e sete multas simples, no valor total de R$ 11 mil.
Durante a fiscalização, de acordo com a PM Ambiental, a maioria dos criadores de passeriformes fiscalizados possuía pássaros com anilhas adulteradas ou abertas, fato que gera crime de adulteração de selo público, previsto no artigo 296 do código penal e apresentação da ocorrência à Polícia Federal de Presidente Prudente.
Segundo a Corporação, os pássaros foram soltos no habitat natural e somente três serão encaminhados a Associação de Proteção dos Animais, em Assis.
O infrator e a arma foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Santo Expedito, conforme a PM Ambiental.