Há poucos dias para o término do período da quaresma, boa parte das pessoas acaba mantendo a tradição do consumo por peixes e outros alimentos, pela substituição da carne vermelha, como uma forma de penitência católica.
A troca do consumo da carne vermelha por outros tipos de alimentos faz com que o consumidor acabe optando por outros produtos nas prateleiras e feirinhas dos supermercados da cidade.
De acordo com o gerente de um supermercado local, Olair Mantovaneli, a procura dos clientes pelo consumo de derivados de peixes, legumes e ovos, acaba aumentando em torno de 20%, no período da quaresma.
“Batata, cebola, abobrinha e em maneira geral.” disse, o gerente do supermercado, em relação aos legumes e outros produtos alimentícios mais consumidos neste período.
Ainda segundo Olair, as vendas e consumo de carne vermelha não teve redução pela procura dos consumidores, durante a quaresma.
Ainda segundo ele, em relação às vendas de ovos de páscoa, está tendo procura pelos clientes, mas na última semana que antecede a páscoa, as vendas tende a aumentar. “A expectativa é de uns 20% a 30%”. disse Olair.
Conforme a gerente de compras de outro supermercado da cidade, Tânia Paschoaloto, as vendas de peixes, ovos e legumes chegam a um aumento de 10 a 15%.
“A batata e a azeitona acompanham os pratos com peixes.” disse Tânia, sobre a batata, como um dos legumes mais consumidos no período da quaresma.
Ainda conforme ela, não houve redução pela compra da carne vermelha por parte dos consumidores. “Antigamente não consumia carne, hoje está sendo comum.” disse, a gerente comercial, em relação ao período da quaresma.