Quem não gosta de chegar em casa e se acomodar no sofá após um dia exaustivo de trabalho, pegar o controle remoto e ligar a televisão para assistir à novela ou aquela partida de futebol do time de coração? Agora imaginou assistir aos programas prediletos em som e imagem de alta qualidade, sem chuvisco e ruídos?
Isso se deve a mais alta tecnologia dos últimos anos do sinal digital nos televisores para que a população possa usufruir dos canais abertos das emissoras da melhor maneira.
Aqui em Dracena, os canais abertos das emissoras oferecem a qualidade em som e imagem por meio do sinal digital, através da televisão moderna de modelo LCD ou plasma, já incluso com o conversor interno ou do aparelho conversor digital instalado em televisões antigas (tubo) e dos primeiros modelos de LCD e plasma.
Segundo o proprietário de uma eletrônica da cidade, Evandro Mazzone, no mês passado, após o anúncio do desligamento do sinal analógico em São Paulo e nas cidades metropolitanas, o aumento nas vendas de aparelhos conversores digitais foi expressivo. “Foi bastante movimentado, uma média de mais de 150 conversores.” disse.
Conforme Evandro Mazzone, antes do anúncio do desligamento do sinal analógico na região da capital paulista, as vendas dos aparelhos conversores eram em média de 7 a 10 itens ao mês. Ainda segundo ele, a procura pelo conversor digital aumentou em média 150%, além disso, também houve aumento de procura por outros acessórios que acompanham o kit, como: antena e cabos. Ainda de acordo com Evandro, as vendas tendem a aumentar mais ainda quando estiver próximo da data de desligamento do sinal analógico aqui, em Dracena.
Já para outro proprietário de eletrônica em Dracena, José Carlos Jorge, no mês de março, 15 dias antes do anúncio do desligamento do sinal analógico na capital paulista e nas regiões metropolitanas, as vendas de conversor digital tiveram uma procura significativa pelos clientes. “As vendas chegaram em média de 50 a 60 no mês.” disse.
Ainda conforme José Carlos, após o dia 29, quando houve o desligamento do sinal analógico na capital paulista e metropolitana, houve uma redução nas vendas do aparelho conversor digital. Mas, ele acredita que as vendas voltem a aumentar, em torno de 80%, quando estiver próximo da data de desligamento do sinal analógico em Dracena. “O povo deixa de comer para ver televisão.” disse.
Em Dracena, o sinal analógico está previsto para ser desligado no dia 28 de março de 2018, a menos de um ano.