Na última quinta-feira (04), aconteceu o lançamento do Programa a União Faz a Vida, fruto de uma parceria entre a prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Fundação Sicredi (Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural do Sistema de Crédito Cooperativo).
Décima cidade do estado de São Paulo a firmar o acordo, Dracena passa a figurar num rol de 270 municípios parceiros da Fundação Sicredi em todo o país, que recebem apoio ao desenvolvimento educacional e social de crianças, tendo como princípios a cooperação, solidariedade e cidadania por meio de construções e vivências de atitudes e valores.
A oficialização da parceria aconteceu na sede da Adec (Associação Dracenense de Esporte e Cultura) e teve a mesa composta pelo prefeito, Juliano Brito Bertolini; vice-prefeito, Moisés Antônio de Lima; presidente da Sicredi Centro-Oeste Paulista, Dr. João Alberto Salvi; secretária de Educação, Profª Ms. Vanessa Redígolo Castilho; presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Parra; vice-presidente da Sicredi, Carlos Henrique dos Santos; Diretor Executivo da Sicredi, Ildo Wilde, e Gerente da Sicredi de Dracena, Marcos Eduardo Manhani. Também estiveram presentes autoridades locais, integrantes da fundação, empresários e aproximadamente seiscentos professores da rede municipal de ensino.
Inicialmente, estão envolvidas no programa três escolas municipais de ensino fundamental e infantil – Guilherme Tammerik (Bairro Jardim Brasilândia), Ottília Braz Noguerol (Bairro Palmeiras) e Sérgio Liberatti (Distrito de Jaciporã).
Na oportunidade, os docentes e demais convidados assistiram a palestra “Ser escola na atualidade: desafios e conquistas”, ministrada pelo professor Sérgio Vale da Paixão, do Instituto Federal do Paraná-PR, que é mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutor em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), acompanhado pelo músico Bruno Scarpelini.
Para abrilhantar o evento, alunos do Projeto Criança Feliz/Mudarte, da rede de ensino municipal, recepcionaram os convidados com apresentações musicais. A abelha, mascote que simboliza o programa, juntamente com crianças presentes, também participaram do evento.
Para a secretária Vanessa Castilho, “parcerias como esta são enriquecedoras, pois promovem práticas valorosas a serem desenvolvidas nas escolas, propiciando aos alunos e docentes aprendizados que vem ao encontro de uma educação de qualidade”.
Quem também se manifestou foi o prefeito Juliano Bertolini. “Quero agradecer à Fundação Sicredi e, em especial, ao Carlos Henrique dos Santos, que não mediram esforços para que essa parceria fosse concretizada. Tenho certeza que os alunos e professores da rede municipal se desenvolverão ainda mais com os princípios de cooperação, solidariedade, cidadania, atitudes e valores pregados pela Sicredi”.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO / Prefeitura de Dracena