Nos dias 29, 30 e 31 de maio, o curso de Psicologia da Unifadra Dracena promoverá a 2ª Semana de Inclusão da Pessoa Com Deficiência.
Segundo Simone Consoni, coordenadora do evento, as pessoas com deficiência ficaram muitos anos escondidas do convívio social, porém essa situação vem mudando há algumas décadas. O Brasil tem discutido a inclusão de pessoas com deficiência dos mais variados tipos, não somente nas escolas, mas também no mercado de trabalho e em vários outros setores da sociedade. Conviver com as diferenças pode trazer estranhamento, a despeito delas fazerem parte do cotidiano das pessoas. Assim, neste contexto, a sociedade deve estar preparada para conviver com as diferenças e com a individualidade de cada um.
Ainda de acordo com a docente, as sociedades sempre conviveram com a existência de pessoas com diferentes graus de limitação seja física, sensorial ou cognitiva, porém o tema das pessoas com deficiência é tratado como algo “novo”. Entretanto, o que está em destaque é a “percepção social” em relação às pessoas com deficiência, que por muitos anos estiveram excluídas e segregadas da sociedade. Eram consideradas incapazes, inválidas e, em vários momentos, um “problema” para a família e para a sociedade.
Na Antiguidade e Idade Média, havia a rejeição por um lado e a proteção assistencialista e piedosa por outro com relação às pessoas com deficiência. Mudanças foram acontecendo no decorrer da história, já no século XX, a assistência e o tratamento tiveram grandes avanços. Na atualidade, existem ainda discriminação e preconceito, no entanto, o avanço dos temas ligados à cidadania e aos direitos humanos trazem um novo olhar em relação às pessoas com deficiência.
Neste contexto, ao falar em inclusão, podemos pensar que no decorrer da história muitas mudanças aconteceram e vêm acontecendo. Momentos para discussão e reflexão são necessários para que busquemos melhorar a cada dia a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Dentro deste panorama, os acadêmicos do 9º termo do curso de Psicologia da Unifadra têm acesso à disciplina de Psicologia e Necessidades Especiais, que possibilita o desenvolvimento de reflexões para práticas mais eficientes na atuação profissional. Sendo assim, neste semestre, algumas atividades coordenadas pela Profª Simone Consoni foram propostas para multiplicar as percepções relacionadas à pessoa com deficiência e, dentre elas, a preparação e execução da 2ª Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
O evento é destinado aos acadêmicos, instituições, profissionais e comunidade e as inscrições foram feitas gratuitamente no Centro de Informações da Fundec.
Veja a programação:
29/05/2017
19h30 – Abertura com Coral da APAE
(Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dracena)
20h – Sala dos Sentidos: uma experiência sensorial da deficiência intelectual,
auditiva, física e visual
30/05/2017
19h30 – Abertura com Coral da ADEF-SULI
“Associação da Pessoa com Deficiência Física de Dracena”
20h – Palestra: “Inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade e na educação: avanços e desafios”, Profª Me. Lívia Raposo Bardy Ribeiro Prado
31/05/2017
19h30 – Roda Viva
Sala 1: “Os direitos da Pessoa com Deficiência”, Sra. Ana Paula Coser
Sala 2: “A inclusão escolar das pessoas com deficiência”, Sra. Adverilda Alexandre da Silva Costa e Sr. Amauri Silva Costa
Sala 3: “Trabalhando com as Famílias da Pessoa com Deficiência”, Sra. Mariana Tendolo Junqueira de Barros e Sra. Regina Midori Takose Ueda
21h – Encerramento da II Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência