Depois do começo de ano difícil, o mês de maio traz uma expectativa mais otimista para o comércio por conta do Dia das Mães. Considerada pelos profissionais do setor, como a segunda melhor data – a primeira é o Natal -, o Dia das Mães deve injetar cerca de R$ 14 bilhões nos setores de comércio e serviços em todo o país, de acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Em Dracena, muitos comerciantes se preparam para atender a demanda em função da data. É o caso da Óticas Carol que lançou promoções e descontos especiais para óculos de sol. “A promoção é um atrativo para os clientes, que muitas vezes vêm à loja e acabam gostando de outros produtos também. Esta é a melhor semana do mês, a expectativa é que as vendas aumentem em torno de 25% em relação a uma semana comum”, revelou a supervisora Érica Seleguini.
O mês de maio também é muito esperado pelo proprietário da Aliança Calçados, José Roberto Salsman. “As vendas são boas durante todo o mês de maio, principalmente em razão das temperaturas mais amenas quando as botas femininas são mais procuradas”, analisou. Para Salsman, a expectativa de vendas permanece a mesma do ano passado e na preferência das mulheres estão as botas “cano curto”e o modelo “over the knee boots” (botas acima do joelho).
O Dia das Mães também foi priorizado pela proprietária da Bella Flor Presentes, Maria Neli Vieira Kato. “Optamos por produtos direcionados, como: canecas, porta-retratos com mensagem, arranjos de flores artificiais e várias opções de kits para as mães. O destaque esse ano tem sido para os painéis de fotos, os clientes têm levado para colocar as fotografias da família”, comentou. Na avaliação de Kato, a expectativa de vendas esse ano deve aumentar em 10% em relação ao ano passado.
Como muitos consumidores deixam para comprar o presente na última hora, os estabelecimentos comerciais adotaram um horário diferenciado. Amanhã (12), o comércio atende das 9h às 21h e no sábado (13), das 9h às 15h. Para os funcionários que trabalharem nos horários especiais, as compensações vão ocorrer na próxima semana, de segunda-feira (15), até quinta-feira (18), com abertura das lojas às 9h. O acordo foi firmado entre a ACE e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Dracena e Região.