A Polícia Militar Ambiental (PMA), composta por uma equipe da patrulha rural e ambiental através do sargento Silis e cabo Vendramin, apreendeu na manhã deste último domingo, 30, duas embarcações, motores de popa, molinetes e varas com quatro indivíduos que pescavam no Rio Aguapeí, a menos de 500 metros da cachoeira Salto Botelho, em Lucélia.
Conforme a PM Ambiental, durante a fiscalização às margens do Rio Aguapeí, pela operação “Dia do Trabalho”, foram visualizadas duas embarcações com um e três tripulantes respectivamente, praticando a pesca irregular no local.
Ainda conforme a Corporação, os policiais entraram a pé no interior da mata ciliar e solicitaram aos indivíduos que atracassem as embarcações na margem.
Durante a abordagem e vistoria nas duas embarcações, foram localizados os petrechos de pesca (molinetes e varas), mas não constava a captura de pescado, de acordo com a PM Ambiental.
Diante dos fatos, devido o local ser proibido para a pesca, conforme a Instrução Normativa IBAMA nº 26 de setembro de 2009, foram elaborados quatro Auto de Infração Ambiental (AIA) na modalidade advertência, por pescar em local no qual a pesca seja proibida, incorrendo no disposto do artigo 36 da Resolução SMA 48/2014.
Segundo a Ambiental, os barcos e motores de popa foram apreendidos e depositados aos infratores e os molinetes e varas foram apreendidos e depositados na sede da Polícia Ambiental de Dracena, onde permaneceram à disposição da justiça.
A ocorrência foi apresentada via ofício à Delegacia de Polícia de Lucélia.