O grupo Seishin Daiko da Associação Dracenense de Esportes e Cultura (ADEC) sagrou-se campeão do 5º Campeonato e Festival de Wadaiko do Oeste Paulista, neste último final de semana, domingo, 30, realizado no Teatro Municipal Dr. Edílio Ridolfo, em Jales.
A competição contou com a participação de oito grupos da região oeste, em que neste ano, o campeão ganhou Troféu Transitório, troféu de premiação e Shimejishi (instrumento japonês).
O evento é realizado anualmente entre as cidades pertencentes à regional, em que ano passado foi realizado nesta cidade.
A equipe do Seishin Daiko da ADEC que conquistou o título inédito é formada por: Caio César Kenzo Tabuse, Daniela Naomi Matumoto, Davi Bologna Raposo, Isabela Kaori Kawakita Asami, João Paulo Yuji Tabuse, Juliana Aryssa Matumoto, Kelvin Yasu Makino, Larissa Sayuri Matsumoto, Lucas Isawa Miyashiro, Lucas Minoru Tabuse, Milena Mika Takahashi, Tatiana Akemi Kawakita Asami, Vanessa Rye Isawa, tendo como presidente do grupo César Kazumi Tabuse.
Segundo o coordenador da Regional, Sr. Hideki Okamoto, todas as equipes se apresentaram muito bem. “Tenho impressão que os grupos treinaram intensamente e certamente a regional estará bem representada no Campeonato Brasileiro, que será realizado no CENFORPE, em São Bernardo do Campo, nos dias 29 e 30 de Julho. O campeão da categoria Júnior, no qual o grupo Seishin Daiko irá competir, concorre a uma viagem para o Japão”, disse Hideki.
Taiko
O Taiko é a tradução literal para tambor. Era antigamente usado em festividades religiosas e sociais no Japão, valioso instrumento de comunicação com a alma dos antepassados. Também era utilizado em guerras para motivar as tropas e minar o ânimo dos inimigos. Um instrumento que agora é símbolo da tradição japonesa e através do som e da vibração encanta milhares de pessoas ao redor do mundo.
A difusão do Taiko no Brasil começou há cerca de doze anos. Em 2002, a Associação Brasileira de Taiko (ABT) iniciou oficialmente suas atividades, com o apoio da Nippon Taiko Foundation.
O Grupo de Dracena foi formado no dia 16 de Janeiro de 2011, com a iniciativa dos fundadores, Hideki Okamoto, Tatsuo Aisawa e Paulo Kozen Nakazato.
Em 2015 conquistou o título de Campeão Brasileiro na categoria Mirim com a música Tomodachi no Bouken e 4º Lugar na Categoria Junior. Em 2016 o grupo foi Vice-Campeão na categoria Junior e Vice-Campeão no 4º Campeonato e Festival de Wadaiko da Oeste Paulista.
No ano de 2016, o grupo foi vice-campeão brasileiro na categoria Junior e vice-campeão no 4º Campeonato e Festival de Wadaiko do Oeste Paulista. O Haras Yoshimura, Colégio Objetivo e COIMMA, são apoiadores e patrocinadores do grupo.