A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Dracena multou em R$ 5 mil, um homem responsável por manter pássaros silvestres em cativeiro na própria residência em Irapuru, nesta última quinta-feira, 18.
De acordo com a Corporação, ao chegar à residência, foram encontrados 10 pássaros de fauna silvestre presos nas gaiolas, sendo: 4 canários da terra, 2 pássaros pretos, 1 trinca ferro, 1 sabiá coleira, 1 coleirinho papa capim e 1 piriquitão maracanã.
Ainda conforme a PM Ambiental, foi elaborado o Auto de Infração Ambiental (AIA), no valor de R$ 5 mil, por manter 10 aves da fauna silvestre nativa presas em cativeiro, conforme o artigo 25, inciso III, parágrafo 3º da Resolução SMA 48/2014.
A ocorrência será apresentada via ofício à Delegacia de Polícia Civil em função da absoluta necessidade de se evitar o estresse e eventual óbito do animal apreendido em razão do transporte com uso de viaturas policiais, não adequadas para esse tipo de emprego.
Segundo a Ambiental, foi realizada a consulta de antecedentes criminais do homem via Copom, sendo que nada foi constado.
Após laudo técnico, os pássaros foram soltos por estar em estado bravio em uma mata da fazenda, próximo ao município de Junqueirópolis e as gaiolas foram devolvidas ao infrator.