A interdição da pista da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294),s no Km 668+900 metros, em Tupi Paulista, devido a forte chuva que caiu na região, sábado, 20 e domingo, 21, está causando dificuldades principalmente para os moradores de três cidades da região, Santa Mercedes, Paulicéia e Panorama.
A vazão de um córrego que passa no local aumentou muito e a enxurrada cortou a pista no local, interrompendo o tráfego nos dois sentidos de Panorama a Dracena e vice-versa.
Quem sai de Paulicéia, Panorama e Santa Mercedes, para chegar à rodovia General Euclides Figueiredo (SP-563), que dá acesso a Tupi Paulista e Presidente Venceslau, ou à SP-294, no sentido a Dracena, está utilizando a estrada vicinal que liga Panorama a Ouro Verde.
De acordo com o prefeito de Paulicéia, Hermes da Silva, o desvio pela vicinal aumenta o percurso em aproximadamente 22 km, o que causa transtornos para moradores do município que trabalham nas cidades da região, transporte dos estudantes que cursam faculdades à noite nas cidades de Dracena e Adamantina, das crianças do município que freqüentam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tupi Paulista, além do transporte de pacientes em ambulâncias para atendimentos na região.
Segundo o prefeito, diariamente três ambulâncias saem de Paulicéia, transportando pacientes às cidades como Dracena, Presidente Prudente, entre outros centros de saúde regionais, a maioria com atendimentos agendados, como no Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Da mesma forma, enfatiza o prefeito, a pista interrompida, dificulta o acesso de quem precisa se dirigir para os três municípios, para o trabalho ou outra atividade. Quem depende do transporte coletivo de ônibus, também passa por uma situação difícil. O tempo de viagem de Dracena para essas cidades aumentou pelo menos de 40 a 50 minutos.
Em Paulicéia, o prefeito informa ainda que uma ponte localizada na estrada municipal, que liga a cidade à usina de álcool Caeté, não suportou a vazão da enxurrada e ficou destruída. No local também está sendo utilizado um desvio.
SANTA MERCEDES- A pista interditada prejudica principalmente os moradores de Santa Mercedes que para utilizarem o desvio pela estrada vicinal até Ouro Verde tem de voltar até Panorama, um trecho a mais de pelo menos 12 km.
PANORAMA- A Prefeitura Municipal de Panorama informa que deu inicio ontem, 23, aos trabalhos de recuperação dos causados pela chuva no último final de semana nos bairros onde as vias públicas foram afetadas.
A Prefeitura informa também que começou a roçar o acostamento da vicinal que liga Panorama a Ouro Verde, onde a mesma esta sendo utilizada como desvio. “Pedimos aos motoristas muita atenção, principalmente no período da noite”, enfatiza a assessoria de imprensa.