O laticínio da Associação dos Produtores Rurais de Dracena (APRD) começou recentemente a produção do leite pasteurizado integral, fornecendo o produto para uma das penitenciárias da região e também para a merenda e Secretarias municipais do município.
A produção inicial é de 10,5 mil litros válida para o período de quatro meses, que corresponde aproximadamente a 2,5 mil litros por semana com a perspectiva de aumentar em médio prazo. De acordo com a presidente da Associação, Gislaine Oliveira dos Santos Gomes, em junho haverá nova licitação pelo Governo do Estado para aquisição de leite para os presídios e outros órgãos estaduais.
Nesta próxima licitação, Gislaine explica que poderão participar também fornecedores de leite integral, ao contrário do que ocorreu na última concorrência pública quando puderam participar apenas produtores de leite homogeneizado.
Nesta última licitação a qual a Associação concorreu, a exceção para o fornecimento do leite pasteurizado integral para presídios foi em Presidente Venceslau. A entrega dos 10,5 mil litros pela APRD está programada para este mês de maio.
Necessariamente os presídios, escolas, hospitais entre outras instituições do Governo do Estado precisam adquirir no mínimo 30% dos alimentos consumidos no período quadrimestral, de associações como a APRD que envolvem agricultores familiares.
Trata-se do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS), criado pelo Governo do Estado por meio da lei estadual 14.591/11. Com essa abertura no mercado, Gislaine está otimista com a participação da Associação neste mercado e expandir a produção no laticínio para mais órgãos do Governo do Estado instalados na região.
Gislaine ressalta a parceria que a APRD está mantendo com a Prefeitura, na qual irá fornecer leite pasteurizado sem custos às Secretarias municipais em contrapartida aos investimentos do município na Associação. O leite integral produzido pela APRD é denominado Draceleite.
POLPAS-Além do leite integral, a Associação faz o processamento de polpas das frutas acerola, abacaxi, maracujá e goiaba. Com a denominação Dracepolpas a produção é comercializada em embalagens de um quilo e já são fornecidas para merendas das escolas da cidade e região.
O Laticínio da APRD foi inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin, no dia 14 de janeiro de 2017. A ação foi viabilizada com recursos do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, uma ação do governo do Estado executado pela SAA, por intermédio da Cati, em parceria com a Prefeitura do município.