O município de São João do Pau D´Alho, um dos mais atingidos na região pela forte chuva da madrugada do dia 21, domingo, está com dois acessos a municípios vizinhos interditados devido a danos nas pontes.
O primeiro está localizado na ponte que faz a divisa com Monte Castelo e o segundo na ligação de São João do Pau D´Alho com Santa Mercedes.
A chuva de forte intensidade atingiu o município, causando alagamentos de vias públicas e residências. Cerca de 12 famílias, tiveram perdas de bens materiais e gêneros alimentícios, mas não houve a necessidade de remoção dos moradores de suas casas.
De acordo com a Prefeitura, as casas que foram atingidas estão localizadas em uma parte baixa da cidade e o excesso do volume de água causou os alagamentos. A Assistência Social do município fez os atendimentos emergenciais e continua prestando apoio às famílias.
A Defesa Civil Estadual também enviou ajuda humanitária que incluiu kits de material de limpeza e higiene pessoal. Na zona rural, os prejuízos foram maiores nas duas pontes nas estradas municipais.
A mais utilizada, conforme informações da Prefeitura, é a que faz a ligação com Monte Castelo, porque reduz o acesso à rodovia General Euclides Figueiredo (SP-563) em aproximadamente dez quilômetros.
Pela SP-563, os moradores de São João do Pau D´Alho podem se dirigir para cidades como Andradina, Nova Independência, Tupi Paulista e à SP-294 – rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.
As prefeituras de São João do Pau D´Alho e Monte Castelo estão fazendo levantamento em parceria da obra de reparos que serão necessárias na ponte para encaminhar os pedidos de ajuda ao Governo do Estado.
O deputado Reinaldo Alguz visitou os locais atingidos com as autoridades dos municípios.
A segunda ponte que foi afetada, de acordo com a Prefeitura faz a ligação com Santa Mercedes, mas é pouco utilizada porque os moradores costumeiramente usam a estrada de Terra Nova do Oeste (distrito de Santa Mercedes) para chegar ao município vizinho, assim como para Paulicéia e Panorama.