A cooperativa Sicredi Centro Oeste Paulista assinou acordo de cooperação com a Prefeitura de Dracena para contribuir na educação de mais de 550 crianças de três escolas municipais de ensino infantil e fundamental através do Programa A União Faz a Vida, sua principal iniciativa de responsabilidade social. Na região o programa também está implantado em Pompéia há 5 anos, onde já atende a toda a rede municipal.
A oficialização da parceria vai ocorrer em evento de lançamento amanhã (4/5), às 19h30, na Adec (Associação Dracenense de Esporte e Cultura). Na cerimônia estarão presentes o presidente da Sicredi, João Alberto Salvi, o prefeito Juliano Brito Bertolini, a secretária de educação Vanessa Maria Redigolo Castilho e todos os professores da rede municipal de Dracena. Além de apresentação cultural haverá a palestra com o educador Profº Dr. Sérgio Vale da Paixão.
O Programa A União Faz a Vida completa 22 anos de atuação em 2016. Com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, o Programa contribui para a educação integral de crianças e adolescentes em âmbito nacional por meio de projetos educacionais cooperativos. O cenário de atuação são as salas de aula, escolas e seu entorno. E os atores são alunos, educadores e comunidade escolar, entre outros agentes, como secretarias estaduais e municipais de Educação.
A metodologia envolve as chamadas expedições investigativas, que funcionam como ponto de partida para a definição dos temas que serão trabalhados. Assim, a turma vai para a rua observar e experimentar, percorrendo a comunidade e descobrindo o ambiente a sua volta. São mais de cinco mil projetos desenvolvidos em sala de aula e na formação dos educadores.
Os professores formulam questões que orientam a visita ao território da investigação. É das perguntas que surgem os desejos de conhecimento; elas norteiam as expedições investigativas, que despertam a curiosidade dos alunos. Na sequência, é definido o projeto que delimita o objeto sobre o qual se quer conhecer mais. As curiosidades de cada projeto são respondidas pelo currículo escolar (História, Matemática, Português, etc.) e pela comunidade de aprendizagem (pessoas que compartilham seus conhecimentos e experiências com os alunos, como nutricionistas, donas de casa, comerciantes, etc.). A partir daí, começa a ser construída, de forma colaborativa, uma nova maneira de ver o mundo e de agir coletivamente.
A formação continuada dos educadores é realizada por meio de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas contratadas pela cooperativa e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania. A continuidade da iniciativa se dá pela realização de projetos coletivos desenvolvidos pela rede de cooperação. O resultado são cidadãos mais cooperativos, a principal razão de ser do Programa, que une valores de cooperação e cidadania contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes pelo País.
O Programa A União Faz a Vida está em mais de 270 municípios do país e 1.428 escolas, atendendo a 219.866 crianças e adolescentes e 18.743 educadores em formação continuada. A iniciativa também está nas redes sociais com página no Facebook (www.facebook.com/auniaofazavida). O espaço permite a troca de informações e referenciais pedagógicos entre os assessores e educadores participantes do Programa.