No Livro dos Provérbios, capítulo3, versículos 5 e 6 está escrito: “Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência.Lembre-sede Deus em tudo o que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo”.

No momento em que estou escrevendo este texto, encontro-me em repouso por causa de uma grave entorse no pé direito que me impede de andar sem o auxílio de uma muleta canadense. Creio que isso aconteceu comigo pela graça de Deus, pois entendo que Ele está me ensinando através deste pequeno incidente físico. E uma das lições que a gente aprende numa situação dessas é a dependência. Dependo da minha esposa e de meus filhos para fazer coisas que eu fazia sozinho. Dependo de uma muleta para me firmar. Neste caso, o que me consola é saber que é uma circunstância temporária.
Pensando em tudo isso e refletindo no texto acima, concluo que apoiar-me apenas nas minhas habilidades, no meu conhecimento ou na minha inteligência é como andar de muletas. Resolve até certo ponto. É tudo temporário. Mas quando olho para o SENHOR e compreendo que dependo totalmente Dele, até mesmo para usar minhas competências, uma revolução abençoadora acontece!
O problema é que nem sempre confiamos plena e totalmente em Deus. Queremos resolver tudo sozinhos. Pensamos arrogantemente ter todas as respostas e, quando consultamos ao SENHOR, confiamos desconfiando. Não permitimos que Ele fale e nos mostre o caminho certo. Às vezes nem nos lembramos Dele. Preferimos continuar usando as muletas das soluções temporárias e perdemos muito em não confiarmos no Eterno!
Não sei qual é o teu momento agora, mas quero convidá-lo a ler calmamente o texto de Provérbios 3.5 e 6. Procure um lugar calmo e, se possível, silencioso. Leia vagarosamente esses dois versículos, “mastigando”, sentindo o gosto da Palavra. Você, diante de Deus, deve confrontar este trecho com a sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. É preciso concentrar-se! Ore ao SENHOR pedindo que o capacite a confiar Nele acima de tudo. Reconheça humildemente a importância de permitir que Deus lhe mostre o caminho certo. Permaneça um tempo em silêncio na presença de Deus e procure ouvi-Lo falar no teu coração com a sincera disposição de obedecê-Lo em tudo. A partir daí, tome suas decisões. Creia! Confie! O SENHOR quer cuidar de você!

*Pastor Presbiteriano