Preocupado com os estragos que as fortes chuvas provocaram em vários municípios do Oeste Paulista, o deputado federal Izaque Silva (PSDB) não mediu esforços para ajudá-los. Assim, em Brasília, na quinta-feira (1º), o parlamentar esteve no Ministério da Integração Nacional e participou de reunião com a diretora do Departamento de Prevenção e Preparação da Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), Adelaide Maria Pereira Nacif. O suporte às cidades afetadas foi o tema do encontro.
Na ocasião, o deputado federal apresentou um ofício em nome dos oito municípios atingidos: Dracena, Tupi Paulista, Monte Castelo, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Santa Mercedes, São João do Pau D’Alho e Pauliceia. “Essas cidades sofreram vários prejuízos com as chuvas nas últimas semanas, em que pontes e rodovias, como a Comandante João Ribeiro de Barros [SP-294], foram destruídas e casas, escolas e hospitais foram inundadas. Estamos empenhados em apoiar a região”, destaca.
Ainda no ofício estavam anexadas reportagens publicadas pelos veículos de comunicação de Prudente e região, que serviram de embasamento da “solicitação de informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Ministério da Integração Nacional para levar aos municípios e evitar próximos desastres, assim como o plano de ações, em situações já ocorridas, a serem executados pelas cidades afetadas pela tragédia”.
Esses apontamentos foram endossados pelo ex-prefeito de São João do Pau D’Alho e atual assessor do deputado federal, Manoel Pereira dos Santos (PSDB).
A diretora, conforme Izaque Silva, o orientou sobre como os municípios da região Oeste do Estado de Paulo devem agir diante dessas situações e enfatizou que as cidades do país precisam criar planos de prevenção para desastres naturais.