Se o seu dentista recomenda um tratamento de canal, é provável que você trema até os dentes, mas você não tem porque ter medo, pois este tratamento, que também é conhecido como endodontia, não dói como antes e também pode ser a última esperança para salvar um dente seriamente infectado.
De acordo com o dentista Rodolfo Kai, este tratamento se encarrega de tirar do interior do dente a polpa infectada e limpar os canais radiculares (que se encontram dentro da polpa) para evitar que a infecção se espalhe e o paciente possa perder o dente.
Ainda de acordo com o profissional que cursou a faculdade de Odontologia na FMU em São Paulo e estudou Endodontia no Centro de Pós-graduação em Odontologia de Presidente Prudente, muitos temem este tratamento, mas existem duas boas notícias a respeito. A primeira é que atualmente, graças aos avanços odontológicos e ao uso da anestesia, já não é um procedimento doloroso ou o desconforto é muito menor e a segunda é que o tratamento de canal realmente pode significar a única chance de salvar os dentes e o sorriso uma vez que impede a formação de um abscesso (inchaço) bucal ou que a infecção chegue até o osso que sustenta o dente, não sendo necessária a extração.
Rodolfo Kai orienta a visita ao dentista como forma de prevenção. “De qualquer forma, procure sempre um cirurgião dentista de sua confiança, para que ele lhe indique o melhor tratamento, e assim, continue sorrindo de forma saudável e feliz”, finaliza.
SERVIÇO – Clínica Bem Sorrir fica na rua Monte Castelo nº 1.145. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 12h. O telefone é (18) 3821-1624.