O inverno no hemisfério sul começou hoje, 21, à 01h24 e termina no dia 22 de setembro às 17h02. A nova estação é marcada por período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e grande parte da região Norte do Brasil.
Com o inverno veio também uma massa de ar polar do sul que desde segunda-feira, 19, à noite, vem derrubando a temperatura em grande parte do país. Em Dracena, ontem, 22, a temperatura mínima registrada foi 14º e a máxima, 23º.
Para hoje, 21, conforme o site Climatempo, a temperatura mínima prevista é de 15º e a máxima, 26º. Amanhã, 22, as temperaturas variam de 16º a 28º, na sexta-feira, de 17º e 28º e no sábado, de 16º a 29º. Não há previsão de chuvas nestes dias.
MÍNIMA – Neste ano, a temperatura mínima registrada em Dracena, foi na madrugada do sábado, 10, com a marca de 6º.
O inverno também se caracteriza por incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente que provocam o declínio acentuado das temperaturas do ar.
GEADAS – Esta diminuição pode ocasionar a formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e no Mato Grosso do Sul. Com a redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, tem-se a diminuição da umidade do ar, que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias.
No Sudeste, o frio da primeira madrugada do inverno será ameno. Não há expectativa de geada e nem de temperatura abaixo de 10°C.