Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorada no próximo dia 15, foi realizada na tarde de ontem, 6, no auditório da Fundec, a palestra com o tema “Conversa Incômodas Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa”, como parte da programação do Conselho Municipal do Idoso.
A palestra foi aberta ao público e ministrada pela assistente social, professora mestre em gerontologia e coordenadora do Programa Unati Maria Ângela Cabanilha de Souza, que abordou a inclusão dos idosos na família, sociedade e no serviço, como objetivo do evento.
De acordo com a palestrante Maria Ângela, as maiores violências que um idoso pode sofrer são o isolamento e o abandono, por negligência.
Programa Unati
A palestrante Maria Ângela é coordenadora do Programa Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), que tem parceria da Fundec, Unesp e Prefeitura de Dracena.
O Programa existe há oito anos e desenvolve atividades como: aulas de oficina memorial e relações intergeracionais, oficina de arte, atividades físicas e tecnologias informacionais, com turma anualmente fechada de 40 idosos com mais de 60 anos de idade.
A finalidade do Programa Unati visa incluir o idoso no ambiente educacional, aspectos sociais e na saúde global.