Devido à chegada do inverno, que teve início no último dia 21, as precipitações pluviométricas, durante esse período, apresentam pouca quantidade em Dracena e região, o que somado ao tempo seco, característico da época, faz com que a umidade relativa do ar caia drasticamente.
Ontem, 29, por volta das 15h52, a Estação Climatológica do Campus Unesp de Dracena, apresentava o índice de umidade relativa do ar em 33%, sendo que o ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%. Ainda conforme a Estação Climatológica da Unesp, o acumulado de chuva deste mês é de 71, 44 mm.
Segundo o site Climatempo, ontem, 29, até os próximos quinze dias, ou seja, até dia 13 de julho, a previsão da probabilidade de chuva é de 0%, de sol com algumas nuvens.
De acordo com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) Regional de Dracena, a última chuva registrada na cidade foi no dia 14 deste mês, com a precipitação de 23 milímetros, sendo que a média histórica é de 50 milímetros para junho.
Devido à falta de chuvas e o tempo seco característico do período do inverno, a população tem que ficar em estado de alerta, principalmente aquelas que sofrem com algum problema respiratório.
Conforme o Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Dracena, nesses últimos dias houve um aumento de 10% de pacientes que apresentavam algum problema respiratório, a mesma porcentagem também vale para aqueles que precisaram fazer inalações.
Além do aumento de pacientes no Pronto Atendimento local, as drogarias e farmácias de Dracena, também tiveram uma procura significativa nas compras por remédios, umidificadores e aparelhos de inalação.
De acordo com o gerente de uma drogaria da cidade, Fabrício Polidoro de Souza, a procura por medicamentos respiratórios teve um aumento em torno de 60%, principalmente para os públicos, crianças de 3 a 10 anos e adultos que acabam adquirindo soro fisiológico e antialérgico.
Ainda segundo ele, as principais queixas dos consumidores são com problemas de nariz ressecado, rinite e tosse alérgica.
Segundo o gerente da drogaria, houve um aumento de 5 a 10% na venda dos aparelhos umidificadores e inaladores.
Conforme o presidente da Associação dos Proprietários de Farmácias e Drogarias de Dracena (APFDD) e proprietário de uma drogaria em Dracena, Danilo do Val Lapenta, os remédios: antialérgico, antibióticos, corticóide (uso nasal) tiveram aumento de 30%, em comparação aos dois últimos meses, o tempo seco é propício ao surgimento de doenças respiratórias como: rinite, sinusite e bronquite.
Ele orienta a população de forma preventiva aos cuidados com a saúde, como o hábito de lavar as mãos freqüentemente, ficar em ambientes arejados, agasalhar-se bem e ingerir bastante líquido.