A vacinação contra a gripe para a população não está liberada para o estado de São Paulo, a partir desta segunda-feira, 5, como informou o Ministério da Saúde na última sexta-feira, 2, no final da tarde, que a campanha passaria a atender a todas as faixas etárias.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Dracena, em razão do anúncio do Ministério da Saúde, logo na manhã de ontem, fila com pelo menos 200 moradores se formou no Centro de Saúde Takashi Enokibara (Postão) para tomar a vacina.
A Secretaria informou ainda que o Centro de Saúde não possui vacinas para atender a população em geral e foi necessário solicitar doses extras que haviam na Penitenciária Estadual, para atender a demanda dos moradores que estavam na fila.
Mas por volta das 8h45, a Secretaria recebeu comunicado do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Presidente Venceslau, confirmando que a vacinação no Estado de São Paulo, não será estendida a toda a população e sim será mantida até o dia 9, sexta-feira, apenas para o público-alvo da campanha.
O grupo prioritário da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, policiais e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que incluem pessoas com deficiências específicas, também devemv se vacinar.