Em pleno período do inverno é sempre bem vindo um local quentinho e aconchegante onde haja refeição, para amenizar os impactos causados pelo frio. Mas existem aquelas pessoas que não tem um lar ou algo para comer e muitas vezes passam necessidades básicas, morando nas ruas.
Em Dracena, o Albergue Municipal existe há mais de 30 anos e é administrado desde 2012 pela entidade não governamental da Associação Assistencial Boas Novas (AABN) ligada à Igreja Batista Boas Novas, onde acolhem pessoas em vulnerabilidade social para pernoitar no local.
Conforme a secretária da Associação Assistencial Boas Novas (AABN), Priscila Daminelli Martins, no mês de junho, foram atendidas em média 58 pessoas, sendo 174 pernoites (por passarem mais de uma vez no local).
Ainda segundo ela, no mês passado, semanalmente passaram em torno de 45 pessoas e, por dia, uma média de nove no Albergue Municipal.
De acordo com o presidente da Associação Assistencial Boas Novas (AABN), Valmir Martins,o Albergue Municipal funciona de segunda a sexta-feira nos horários da 18h às 22h e das 7h às 8h.
Segundo ele, são oferecidas duas refeições diariamente, sendo o jantar às 20h e o café da manhã, das 7h às 8h.
Conforme Valmir Martins, a pessoa tem o direito de pernoitar até por cinco noites no local ou aquelas que desejam por iniciativa própria se internar, acabam ficando mais dias no Albergue, aguardando vaga em uma casa terapêutica.
Ainda segundo o presidente da AABN, o Albergue Municipal tem capacidade para 17 leitos, sendo três somente para as mulheres, além do espaço físico contar com cozinha, refeitório, sala de recepção e área de serviço.
Atualmente três profissionais trabalham no local, sendo das áreas de secretaria, recepção e limpeza, além de 15 voluntários.
De acordo com Valmir, toda doação é bem-vinda ao Albergue Municipal e a maior necessidade é material de higiene pessoal, como creme dental, escova de dente, sabonete e aparelho de barbear descartável. E além de produtos de limpeza como a água sanitária.
MISSÃO RESGATE – Segundo a secretária Priscila Daminelli Martins, de 15 em 15 dias, todas as segunda-feiras, equipe de voluntários levam lanche e a palavra de Deus aos moradores de ruas. Ainda segundo ela, as pessoas necessitadas e que manifestam vontade são levadas ao Albergue Municipal para dormir, tomar banho e se alimentar.