Uma profissão que é admirada e respeitada em todos os lugares que vão. Ser bombeiro é mais do que uma profissão é se colocar no lugar das pessoas para salva-las em qualquer situação de risco.
E com o lema de sempre salvar vidas, que o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo lançou na semana passada, a 14ª edição da campanha “Bombeiro Sangue Bom”. A iniciativa que seguirá até o dia 31 deste mês, tem como por objetivo de estimular a doação de sangue por parte dos bombeiros, além de motivar a população a fazer a mesma ação.
Conforme o tenente Avanço do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Dracena pertencente ao 14º Grupamento dos Bombeiros da região de Presidente Prudente, ao todo são 42 bombeiros efetivos de Dracena que irão realizar a doação de sangue até o final deste mês, quando encerra a campanha.
Além dos 42 efetivos militares, mais oito bombeiros da Base Socorrista de Junqueirópolis que é vinculado ao 3º Subgrupamento de Dracena, também farão a doação de sangue.
Segundo Avanço, os bombeiros irão até o hemocentro do Banco de Sangue da Santa Casa de Dracena, que de forma agendada durante os dias das semanas estarão realizando a doação.
De acordo com ele, o 14º Grupamento dos Bombeiros da região de Presidente Prudente, na edição da campanha “Bombeiro Sangue Bom” do ano passado, ficou em terceiro lugar do estado, com maior número de bombeiros que realizaram doação de sangue.
Ainda segundo o tenente Avanço, a campanha visa suprir e repor o estoque de bolsas de sangue, para atender a demanda que neste período, é sempre registrado número baixo de doadores.
Desde a criação da iniciativa, mais de 30 mil bolsas de sangue foram coletadas. Do total, mais de 3,3 mil doações foram feitas pelos bombeiros, somente ano passado. A meta deste ano é superar a do ano anterior com a ajuda dos bombeiros que atuam nos 21 grupamentos espalhados pelo Estado.
Banco de Sangue de Dracena
Conforme com o Banco de Sangue de Dracena, esse período é comum registrar baixo estoque de bolsas de sangue, devido à baixa procura por parte dos doadores em realizar o ato, em decorrência do frio e das férias.
Ainda segundo o Banco de Sangue de Dracena, os tipos sanguíneos que estão em falta são: A+ (com apenas 8 bolsas) e 0 – (com apenas 6 bolsas), sendo que a média ideal por semana, seria de 20 e 10 bolsas respectivamente.
Serviço
O Banco de Sangue da Santa Casa está localizado ao lado da capela da Santa Casa de Dracena, na rua São Paulo. O horário de atendimento é das 8h às 11h.