A Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo por meio das secretarias de saúde dos municípios paulistas começaram ontem, 24 e prosseguem até o dia 28 de julho, sexta-feira, a campanha de intensificação da vacinação contra o HPV, Meningo C e a Hepatite B.
Em Dracena, conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, durante o período de intensificação dessas vacinas será oferecido 2.300 doses, sendo: 1.000 para o HPV, 800 para a Hepatite B e 500 Meningo C.
As vacinas das três doenças poderão tomar: HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14; Meningo C, adolescentes de 12 e 13 anos e Hepatite B, a partir dos 9 anos de idade e população no geral.
Durante o período de intensificação das vacinas, em Dracena, a sala de vacina do Centro de Saúde I Dr. Takashi Enokibara, estará aberta ao atendimento a população, no horário das 7h às 15h.
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, cerca de 760 mil doses de vacina contra HPV, doença meningocócica C e Hepatite B serão disponibilizadas para a imunização com foco em adolescentes e pré-adolescentes.
Segundo a pasta do estado, o público jovem foi definido como alvo principal por abranger a fase de proximidade ou início da vida sexual e, consequentemente, de maior vulnerabilidade às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como HPV e a Hepatite B.
Ainda segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a vacina contra o HPV, auxilia na imunização e na prevenção de meninas na faixa etária de 9 a 14 anos, contra o câncer de colo de útero e vulva.
Já para o público masculino, meninos na faixa etária de 11 a 14 anos de idade, a vacina do HPV protege contra o câncer de pênis e ânus, além dela proteger também, o câncer de boca, orofaringe e verrugas genitais para ambos os sexos.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Neste ano, a vacina contra a doença meningocócica C também foi inclusa no calendário de vacinação, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), que definiu como público-alvo meninos e meninas de 12 e 13 anos.
Ainda segunda a pasta, a Hepatite B, também prevista na intensificação, contempla não somente adolescentes, mas todas as faixas etárias desde menores de um ano até adultos acima dos 50 anos, Sendo o esquema vacinal é de três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda; a terceira deve ser aplicada após seis meses em relação à dose inicial.