A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) encerra no estado de São Paulo nesta sexta-feira, 7 e além dos grupos prioritários está disponível também para maiores de 50 anos de idade.
Em Dracena, a campanha é realizada no Centro de Saúde Takashi Enokibara das 8h às 15h. No município o grupo que atingiu o maior índice de imunização, 110%, é o de trabalhadores na área da Saúde.
A Secretaria Estadual da Saúde alerta para as gestantes e crianças, cujas coberturas vacinais ainda se encontram em 54,4% e 67,2%, respectivamente em todo o estado de São Paulo.
A campanha tem como objetivo imunizar bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, professores das redes pública e privada, além dos novos grupos contemplados como policiais, bombeiros, profissionais da área da Saúde e Defesa Civil que tem contato direto com a população.
“É importante que as pessoas incluídas em todos os grupos da campanha compareçam aos postos de vacinação. Pedimos uma atenção especial para os pais ou responsáveis para vacinar as crianças, pois esse grupo apresenta a menor cobertura”, afirma Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria.
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, órgão ligado à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia. (Com informações da Secretaria de Saúde).