Hoje (26), o deputado estadual Reinaldo Alguz e o deputado federal Evandro Gussi realizarão uma reunião para tratar da renovação do ramal ferroviário Bauru – Marília – Panorama. Entre os ramais que devem voltar a ser utilizados no transporte regular de cargas está uma rota de 350 quilômetros.
O projeto prevê a reconstrução de trechos da ferrovia implantados há mais de 50 anos. As obras devem proporcionar também aumento da capacidade da linha tronco da via, utilizada no transporte de cargas até o Porto de Santos. A reativação da malha ferroviária vai trazer desenvolvimento, emprego e geração de renda para a região.
O deputado estadual Reinaldo Alguz (PV) destaca a viabilidade econômica no ramal Bauru-Marília-Panorama. “A viabilização, contudo, depende do aumento da capacidade da linha tronco da Malha Paulista, por isso é muito importante a participação de todos”.
O deputado federal Evandro Gussi (PV-SP) ressalta que o investimento poderá gerar milhares de empregos diretos e indiretos, além de conferir ao Oeste Paulista uma estrutura robusta e moderna de logística.
A proposta tem apoio de prefeituras da região, empresários, lideranças políticas regionais, além do governo do Estado de São Paulo e do Ministério Público Federal (MPF) em Marília. O envolvimento da concessionária, dos municípios, do Estado e do Governo Federal é imprescindível para a retomada da movimentação de cargas de forma planejada.
Os investimentos devem ser implantados nos próximos seis anos. Está em andamento a negociação com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que abre caminho para a antecipação da segunda fase da concessão – ou seja, viabiliza um acréscimo de 30 anos ao prazo previsto contratualmente. A Rumo propõe a reativação de ramais ferroviários a partir das próprias demandas regionais.
A reunião acontecerá às 19h30 rua Bahia, 322, Metrópole – Dracena.