Na manhã de ontem, 27, o presidente da Câmara Municipal de Dracena, Rodrigo Parra, e o vereador Milton Polon estiveram na sede da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), na cidade de São Paulo. O intuito foi atender as reclamações da população sobre o possível encerramento das atividades do Posto Fiscal de Dracena.
De acordo com Parra, o fechamento impactará negativamente o desenvolvimento econômico e social da região e fará com que as pessoas que necessitem de atendimento se desloquem para a cidade de Presidente Prudente, polo mais próximo de Dracena.
Na Secretaria, eles foram recebidos pela secretária de gabinete adjunta, Vera Pietrobom, e pelo diretor da Sefaz, Fábio Bortolucci, que informaram que a decisão do encerrar os serviços em Dracena está suspensa temporariamente. Os vereadores apresentaram como alternativa a instalação um ponto de atendimento no Poupatempo do município e aguardam uma futura reunião com o secretário estadual da fazenda, Hélcio Tokeshi.
Nos Postos Fiscais do Estado, são disponibilizados os serviços relacionados aos ICMS, IPVA, Cadin Estadual, Nota Fiscal Paulista entre outros, que contribuem para incrementar a arrecadação de impostos.
Outras unidades já foram fechadas desde que o decreto estadual n.° 61.131, de 25 de fevereiro de 2015 estabeleceu as diretrizes para redução de despesas no âmbito do Poder Executivo do Estado. Antes de ser fechada, é levado em consideração diversos fatores como o número de atendimentos, custos com funcionários, viabilidade de atendimento por internet, etc.
No final de 2016, os atendimentos que eram realizados no Posto Fiscal de Adamantina foram transferidos para Dracena, que atende atualmente cerca de 200 mil habitantes em 19 municípios da região.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Câmara Municipal de Dracena