Nesse período de julho, em plenas férias escolares das criançadas e para uma parcela das pessoas que acabam tirando uns dias de folga do emprego, nada melhor do que planejar uma viagem em família ou entre amigos, para curtir uma água e sombra fresca nas praias nordestinas ou aquele friozinho das cidades gaúchas e até mesmo, se aventurar nos países fora do continente.
E é nessa época de meio de ano que as agências de turismo apresentam aumento nas vendas por pacotes de viagens, além do início e fim do ano, que também são outras temporadas das férias.
Segundo a proprietária da agência de turismo Xic Tur de Tupi Paulista, Francisca Arais Caldas, as vendas por contratos de pacotes de viagens tiveram um aumento de 70 a 80% nesse mês de julho, principalmente para os destinos mais procurados pelos viajantes que são as praias, resorts e hotéis nordestinos, como: Porto Seguro-BA, Maceió-AL e Natal-RN.
Ainda segundo ela, há clientes que optam por viajar e sentir o frio da cidade de Gramado-RS, que nesse período do inverno sempre atrai turistas de vários lugares do Brasil, para aguardar a tão sonhada neve ou geada da serra.
De acordo com a proprietária da agência de turismo, os contratos de pacotes de viagens nacionais, geralmente são para uma estadia de uma semana, que segunda a mesma, para viagens a países europeus como: Portugal, Espanha e Itália sendo os que mais vendem pacotes internacionais, a estadia variam de 12 a 15 dias.
Já para o proprietário da agência de turismo Luciano Turismo de Dracena, Luciano Gerlim da Silva, nesse mês de julho, o aumento de vendas por contratos de viagens nacionais e internacional chegou em torno de 30% mesmo não fechando o mês, sendo que, segundo ele, no mesmo período do ano passado as vendas foram melhores. “Essa incerteza econômica e política do país e a variação do dólar”, disse sobre fatores que impedem o fechamento de contratos de viagens e planejamento das férias.
Ainda segundo ele, os destinos mais procurados pelas pessoas para se programarem a uma viagem de uma semana são as praias e resorts nordestinos como as cidades de Porto Seguro-BA, Fortaleza-CE, Natal-RN e Porto de Galinhas-PE.
Segundo Luciano Gerlim, nessa época das férias do meio do ano, há quem opte por pacotes de viagens para as cidades frias de Gramado-RS, Santiago no Chile e Bariloche na Argentina.
Conforme Gerlim, países europeus como: Itália, Portugal, Espanha e Estados Unidos também tem bastantes clientes que fecham contratos de pacotes de viagens a esses destinos.